Dom José Alves de Sá Trindade

POSTADO EM 22 de Dezembro de 2020

Image title

Mineiro de Lagoa Dourada, Dom José Alves Trindade é nomeado pelo Santo Padre Pio XII como o 5º Bispo de Montes claros. Transferido da Diocese de Bonfim na Bahia onde era Bispo Diocesano, no dia 09 de junho de 1956, tomando posse no dia 09.10.1956. Dom José logo cativou o coração de todos pela sua cordialidade, simplicidade e alegria contagiante. Recebia a todos com muita atenção sobretudo os mais pobres. Reiniciou a construção do Seminário Menor, sendo inaugurado em 1965, onde hoje funciona a UNIMONTES. Empenhou-se para que o Norte de Minas fizesse parte da SUDENE.

Graças sobretudo a sua influência junto ao Presidente Juscelino Kubischek, Montes Claros teve naquele tempo resolvido o seu problema de água. Dom José tinha forte ligação com o DNOCS.  Teve participação ativa na criação do Grupo de Trabalho encarregado de coordenar atividades dos Órgãos federais em favor do desenvolvimento da região. Coordenou o Plano de Socorro às vítimas das enchentes de 1968, conseguindo entre outras ajuda financeira do Papa Paulo VI. Sua maior atividade foi o apostolado direto com o povo do interior que visitava constantemente, como um Bispo Missionário. Participou como Padre conciliar de todas as sessões do Concílio Ecumênico Vaticano II.

A sua grande obra é a renovação da Diocese inspirada no Concílio Vaticano II e no PPC (Plano de Pastoral da CNBB, sendo Montes Claros a 1ª Diocese a fazer o planejamento tendo as “Diretrizes Pastorais de Montes Claros.(1967-1970)Com Dom José iniciou-se um trabalho de reflexão e planejamento jamais visto por estas paragens. Com Dom José, podemos dizer, pela 1ª vez foi dada ao povo a oportunidade de se pronunciar a respeito da vida, da pastoral, das atitudes do clero de nossa Igreja.         Reformou e reestruturou o Orfanato entregando-o às Irmãs da Sagrada Família de Bérgamo. Em 1988 aposentou-se por idade, e Dom Geraldo Majela de Castro, O.Praem que era o seu Coadjutor com o direito a sucessão desde 15. 06.1982 assumiu o governo da Diocese. Dom José faleceu no dia 08 de março de 2.005 após uma longa enfermidade. Está enterrado na cripta desta nossa Catedral.

Posse 31 de Dezembro de 1948
Posse fim 31 de Dezembro de 1956