Dom Hugo Bressane de Araújo

POSTADO EM 22 de Dezembro de 2020

Image title

Dom Hugo Bressane de Araujo faleceu no dia 09 de junho de 1988 (30 anos), prestes a completar 90 anos de idade. Destes quase 90 anos vividos, 65 foram como sacerdote e 52 anos como bispo, até seu falecimento, era o bispo mais antigo do Brasil.

O ilustre filho de Machado, deixou marcas memoráveis na Diocese da Campanha, terra que o fez Sacerdote, na Diocese de Bonfim onde viveu seus primeiros anos de episcopado, na Diocese de Guaxupé, sua terra mãe, local onde pode servir como esposo e fiel guardião. Na Arquidiocese de Belo Horizonte onde pode servir aquela Sé Metropolitana como coadjutor de Dom Cabral e por fim a sua querida e estimada Marília, Diocese que o teve como Arcebispo-Bispo até o apogeu de seus dias e guarda com respeito seus veneráveis despojos.

O título pessoal de Arcebispo-Bispo se deu a sua nomeação como coadjutor de Dom Cabral, para à Arquidiocese da capital mineira. Não assumindo aquela Sé Metropolitana e tendo sido transferido para Marília, adquiriu, por direito, a permanência do título de Arcebispo-Bispo, embora não estivesse em uma arquidiocese e tampouco portasse o uso do Pallium, estreita faixa de lã que pende no peito e nas costas dos arcebispos.

Posse 31 de Dezembro de 1935
Posse fim 31 de Dezembro de 1940