Dom Frei Henrique H. G. Trindade, O.F.M.

POSTADO EM 22 de Dezembro de 2020

Image title

Nascido em Porto Alegre, ingressou em 1920 no Convento dos Franciscanos, no Rio Grande do Sul. Foi ordenado sacerdote na cidade de Petrópolis, aos 18 de dezembro de 1926, por Dom Agostinho Francisco Benassi, Bispo de Niterói.

Aos 29 de março de 1941 foi nomeado para ser o segundo Bispo da Diocese de Bonfim pelo Papa Pio XII; neste período, Frei Henrique residia no Convento dos Franciscanos no Bairro Ipanema, em sua cidade natal, Porto Alegre. Foi ordenado bispo no dia 8 de junho de 1941 pelo Cardeal Leme e no dia 15 de agosto do mesmo ano tomou posse na Diocese de Bonfim.

Na Diocese de Bonfim criou a Ação Católica, deu importante impulso aos religiosos, levando para Bonfim os Irmãos Maristas, reformou a residência episcopal e criou uma Capela em honra de São Francisco de Assis entre outras realizações[1].

No dia 15 de maio de 1948, o Papa Pio XII o transferiu para a Diocese de Botucatu, tomando posse no dia 15 de agosto do mesmo ano. No período que esteve como bispo de Botucatu ampliou o Seminário Diocesano, construiu capelas e uma Casa de Retiros. Fundou a congregação das Irmãs Servas do Senhor, aos 15 de setembro de 1952.

Em 1958 com a elevação da Diocese de Botucatu a Arquidiocese, Dom Henrique se tornou o seu primeiro Arcebispo. Neste período como arcebispo, fundou a Casa dos Meninos Sagrada Família, participou ativamente do Concílio Vaticano II e em 1964 dedicou a Catedral de Botucatu com o Núncio Apostólico no BrasilDom Sebastião Baggio.

Veio a falecer no dia 6 de novembro de 1974, na cidade de Botucatu.

Posse 31 de Dezembro de 1941
Posse fim 31 de Dezembro de 1948