POSTADO EM 12 de Dezembro de 2020

O Excelentíssimo Reverendissimo Dom Hernaldo Pinto Farias, sss, nasceu em 24 de junho de 1964, em Vitória da Conquista, no Estado da Bahia. Completou seus estudos em Filosofia nas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI) e cursou Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), ambos em São Paulo. Obteve a especialização e mestrado em Teologia Dogmática com especialização em Liturgia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo; mestrado em Sagrada Liturgia e o Doutorado na mesma área pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma, com tese sobre a Oração Eucarística do Congresso Eucarístico de Manaus.

Fez sua profissão religiosa em 25 de janeiro de 1988, na Congregação do Santíssimo Sacramento, e em 18 de julho de 1992 recebeu a ordenação presbiteral. Durante o seu ministério presbiteral foi vigário paroquial nas seguintes Paróquias: Santa Ifigênia em São Paulo-SP, São Benedito em Fortaleza-CE, Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem em Belo Horizonte-MG, Santuário da Adoração em Sete Lagoas-MG e do Coração Eucarístico de Jesus em Caratinga-MG.

Na Congregação do Santíssimo Sacramento, ocupou os seguintes cargos: formador; ecônomo provincial; conselheiro provincial; Superior Provincial da Província de Nossa Senhora de Guadalupe (Brasil, Argentina e Chile); foi membro do Centro Eucarístico de Roma; membro da Comissão Internacional de Finanças, na sede, em Roma; coordenador da Comissão de liturgistas para a adaptação do Ritual de Profissão Religiosa da Congregação.

Foi Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB em Brasília (2010-2013). No campo acadêmico, foi professor de liturgia em várias faculdades, institutos, seminários e centros de formação; trabalhou na formação litúrgica na Conferência dos Religiosos no Brasil (CRB SP) e em várias dioceses e paróquias do Brasil; coordenador, e hoje, membro do Centro Litúrgico Dom Clemente Isnard, em São Paulo. É membro da Associação dos Liturgistas no Brasil (ASLI), leciona na Faculdade Católica de Feira de Santana e coordena o Curso de Especialização lato sensu em Espaço Litúrgico e Arte Sacra do Centro de Liturgia em parceria com a Universidade Salesiana (UNISAL) em São Paulo.

Foi nomeado Bispo de Bonfim pelo Papa Francisco no dia 17 de julho de 2019, ordenado Bispo no dia 14 de setembro, tomando Posse na Diocese em 6 de outubro de 2019.

Cargo Bispo Diocesano
Responsável Dom Hernaldo Pinto Farias, SSS