Encontro das pastorais sociais da Diocese de Bonfim

POSTADO EM 20 de Junho de 2022

Nos dias 17 e 18 de junho aconteceu, no Centro Diocesano de Pastoral, o encontro das Pastorais Sociais da Diocese de Bonfim. Estiveram presentes as pastorais sociais, como a Pastoral da Criança, CPT (Comissão Pastoral da Terra), muitas organizações e movimentos como Vicentinos, Lar Santa Maria, Cactus e outras que também têm afinidade com a missão social da igreja.

O objetivo desse encontro foi de ser um ponta pé inicial de retomada da missão social da igreja em nossa diocese de maneira articulada, pois a "caridade é a expressão irrenunciável e a própria essência da Igreja" (Deus Cáritas est, 25).

No encontro, refletimos sobre a identidade e a missão da pastoral social, sobre a 6ª Semana Social Brasileira, que deverá ser refletida nas paróquias, foranias, pastorais e organizações afins até julho de 2023, quando será realizada a 5ª Semana Social da Diocese de Bonfim, num grande encontro. Além disso, houveram mais alguns encaminhamentos importantes no calendário diocesano, como o grito dos excluídos (07/09) e o Dia Mundial do Pobre (13/11), assim como foi abordada a importância de reestruturar algum organismo que venha a ser um elemento aglutinador das pastorais, movimentos e iniciativas sociais na diocese, como retomar a associação das obras sociais ou articular a Cáritas Diocesana.

Enfim, foi um momento muito rico e animador para nossa Igreja local que tem uma história muito bonita e forte de compromisso com a causa dos pobres e da nossa casa comum.

Pe Luiz Pinto júnior, SJ

Coordenador Diocesano das Pastorais Sociais.