Pastoral Vocacional

POSTADO EM 02 de Julho de 2020

O Serviço de Animação Vocacional – SAV, mais conhecido como Pastoral Vocacional – PV, é uma ação permanente da Igreja que ajuda e oferece às pessoas condições de dar uma resposta ao chamado de Deus, doando sua vida no serviço aos outros, frente ao mundo com seus valores, desafios, necessidades, aspirações, motivações e ofertas religiosas. Tem “o objetivo de ajudar e de favorecer os jovens vocacionados a realizarem um caminho de discernimento vocacional”.


Na Diocese de Bonfim, a PV/SAV deve, portanto, perpassar toda a ação evangelizadora, despertando todos os batizados para uma consciência vocacional, afim de “vocacionalizar” todas as pastorais, movimentos e grupos de nossa Igreja particular. Como referido no Documento de Aparecida, a PV/SAV é fruto de uma pastoral de conjunto, que envolve as famílias, as paróquias e demais instituições eclesiais.


Cabe à equipe vocacional diocesana promover a oração pelas vocações, coordenar e organizar a ação vocacional em todo o itinerário vocacional – despertar, discernir, cultivar e acompanhar as vocações – e, desse modo, atuar junto aos possíveis vocacionados, com particular atenção aos que buscam o ministério presbiteral. Cabe a esta equipe favorecer uma orientação vocacional personalizada, mediante um serviço de escuta e diálogo, capaz de ajudar os vocacionados a descobrirem suas verdadeiras motivações e deixarem-se conhecer a partir do chamado de Cristo. O trabalho da PV/SAV é árduo, desafiador, por isso exige o comprometimento de pessoas sábias, de intimidade com Deus e de amor pelas vocações.


Como dito anteriormente, a PV/SAV é uma responsabilidade de todos, “começa nas famílias e continua na comunidade”. Neste sentido, cada comunidade, em cada Paróquia deve ser “lugar” de vigilante discernimento e amadurecimento vocacional, de modo a oferecer aos jovens um acompanhamento espiritual sábio e vigoroso. Assim, cada comunidade cristã se torna manifestação do amor de Deus. As comunidades, portanto, mantenham um olhar atento às famílias, pois, como “comunidades de vida e amor”, estas podem constituir um lugar privilegiado para “o primeiro e o melhor seminário da vocação à vida consagrada pelo Reino de Deus”. 


CONTATOS

vocacional@diocesedebonfim.org

@vocacionalbf (Instagram)

@pvdiocesedebonfim (Facebook)


EQUIPE VOCACIONAL DIOCESANA

Pe. Eduardo César

Diác. Laerth Ferreira

Sem. Éricson Ribeiro da Silva

© Copyright 2022. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil