História da Diocese

A Diocese de Bonfim é uma circunscrição da Igreja Católica, situada no centro-norte do Estado da Bahia, criada em 6 de abril de 1933, pela Bula Ad aptius Christifidelium regimini e instalada em 2 de agosto do mesmo ano pelo então Arcebispo de São Salvador da Bahia, Dom Augusto Álvaro da Silva.

Após ser desmembrada da Arquidiocese de São Salvador em 1933, com a qual fazia divisa, a nova diocese era composta por 20 paróquias, que abrangiam 33 municípios, sob a extensão de 125.027 Km² e uma população de aproximadamente 323 mil habitantes. As outras dioceses de vizinhas eram Petrolina e Pesqueira, em Pernambuco; Barra e Caetité, na Bahia; Aracaju, em Sergipe; e Penedo, em Alagoas. Anos depois seu território foi alterado para a criação das Dioceses de Juazeiro, Paulo Afonso, Rui Barbosa, Amargosa e Feira de Santana, da qual hoje é sufragânea.

Criada e instalada, a Diocese permaneceu sob a responsabilidade de Dom Augusto, que exerceu a função de Administrador Apostólico até a nomeação e posse do primeiro Bispo Diocesano, em 1936. Até o 90º aniversário de criação, no ano de 2023, sete bispos pastorearam o território, entre os quais o atual Bispo Diocesano, Dom Hernaldo Pinto Farias.

A sede da Diocese está localizada na cidade de Senhor do Bonfim, a 385km da capital do Estado (Salvador) e a 267,9km da atual sede da província (Feira de Santana). Além da sede, a Igreja Particular é composta pelos seguintes municípios: Andorinha, Antônio Gonçalves, Caém, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Cansanção, Capim Grosso, Filadélfia, Itiúba, Jacobina, Jaguarari, Mirangaba, Monte Santo, Nordestina, Ourolândia, Pindobaçu, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Saúde, São José do Jacuípe, Serrolândia, Umburanas e Várzea Nova, totalizando 25.