O Bispo Diocesano de Bonfim, Dom Hernaldo Pinto Farias, sss, emitiu um comunicado às lideranças pastorais e ministros que exercem algum serviço eclesial no território da Diocese e irão participar do pleito eleitoral de 2024 como candidatos.
Leia o comunicado na íntegra:
Prot. 137/2024
COMUNICADO
Às
Lideranças e Ministros(as) Leigos(as)
Caros irmãos e irmãs,
“A política é a forma mais perfeita da caridade”, diz o Magistério, desde a antiguidade. Além disso, a Igreja entende e aprova que os cristãos leigos e leigas devam tomar parte ativa no processo eleitoral, sendo presença cristã na vida política, uma vez que “a política é uma maneira exigente, se bem que não seja a única, de viver o compromisso cristão, a serviço dos outros” (São Paulo VI, OA, 46). Isso, porque, no mundo político a justiça e o cuidado com a coisa pública devem ser pautados nos valores cristãos do Evangelho.
No entanto, é prudente que os cristãos leigos e leigas, que se candidatarem a cargos políticos, se abstenham, durante o período eleitoral, de participação em ministérios e lideranças na Igreja, a fim de evitarem, mesmo sem intenção, que sejam vistos como candidatos da Igreja ou que se utilizem dos mesmos para o proveito próprio, comprometendo a lisura do processo ou ainda, a liberdade dos fiéis.
Assim sendo, e como nos aproximamos do período eleitoral deste ano de 2024, solicitamos aos que desempenham alguma liderança (coordenadores de grupos e pastorais) ou algum ministério (ministros da eucaristia, catequistas, etc.), e serão candidatos a cargos políticos, que escrevam uma carta endereçada a mim, Bispo Diocesano de Bonfim, entregando-a ao seu respectivo pároco, solicitando, através da mesma, a sua dispensa do ofício, conforme Art. 5° do Decreto geral, N° 08, Prot. N° 073/2020 (em anexo).
Ressaltamos a estes candidatos ainda que, mesmo não sendo eleitos, deverão deixar de exercer o ministério em questão, ao menos temporariamente. Exortamos, contudo, que continuem alimentando sua fé e se fortalecendo na vocação para a qual se sentiram chamados no mundo político. E, caso sejam eleitos, que a sua vida eclesial não seja comprometida, tornando a comunidade um espaço para fortalecer-se em Deus através do convívio comunitário.
Que Deus os abençoe e os guie, e sempre mais nos torne fraternos e solidários nos trabalhos em prol do bem comum e da obra de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Senhor do Bonfim, 03 de julho de 2024
Dom Hernaldo Pinto Farias, SSS.
Bispo de Bonfim