Fiéis da Diocese de Bonfim participam da Romaria da Terra e das Águas, em Bom Jesus da Lapa

“Ouvi isto, vós que maltratais os humildes e causais a prostração dos pobres da terra” (Am 8,4) Entre os dias 05 e 07 de

“Ouvi isto, vós que maltratais os humildes e causais a prostração dos pobres da terra” (Am 8,4)

Entre os dias 05 e 07 de julho de 2024 reunidos com sete mil romeiros/as vindos/as das comunidades eclesiais, organizações pastorais, sociais e populares das dioceses do Centro-Oeste, Centro Norte, Sul, Extremo Sul, Sudoeste da Bahia, Norte e Nordeste de Minas Gerais, Sergipe e Espírito Santo celebramos em comunhão a 47ª Romaria da Terra e das Águas no município de Bom Jesus da Lapa. Foi sob o Tema “De mãos dadas por justiça socioambiental para salvar a Casa Comum” e o lema “Farei uma nova aliança com meu povo” (Jer. 31, 31), que os/as romeiros/as foram acolhendas e acolhidos nesse encontro de irmãos. Inspirados pelas caminhadas de luta e resistência diversas dos povos, constituíram-se momentos de celebração, partilha, reflexão e saídas organizativas e políticas em favor da Casa Comum e dos direitos fundamentais do povo.

Na Gruta do Bom Jesus, território sagrado, habitado e significado desde o início pelos pobres, pela população negra e pelos povos indígenas, refletimos sobre o contexto social, político e econômico de nosso país. Constatamos a continuidade de um modelo de produção hegemônico capitalista, que se acumula na medida em que despeja e desapropria aos povos de seus territórios, e que produz na medida em que explora os povos, as terras e as águas até a exaustão. A memória a história e a solidariedade prestadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul durante a celebração de abertura da Romaria nos lembram que o colapso ambiental tem responsáveis e tem causas que precisam ser transformadas.

Leia a Carta da 47ª Romaria da Terra e das Águas na íntegra.

 

Últimas Noticias

Últimas Noticias