Dois seminaristas serão instituídos leitores
No próximo dia 18 de agosto Dom Hernaldo conferirá o ministério do leitorato a dois seminaristas da Diocese de Bonfim: João Antônio, da Paróquia de São Roque, em Serrolândia, e Leandro Batista, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Itiúba.
Os dois seminaristas atualmente cursam o terceiro ano da etapa da Configuração e em 2023 cursarão o último ano da formação acadêmica em Teologia, anterior ao período de estágio pastoral e às ordenações diaconal e presbiteral.
Segundo Leandro, este é mais um passo na caminhada presbiteral e traz uma enorme alegria, já que, ao longo da formação, a Igreja vai confirmando o chamado do Senhor que foi escutado anos atrás e que amadurece e se torna cada vez mais forte.
Para João, o sentimento é de “Alegria por avançar mais uma etapa no processo formativo e pela possibilidade de servir a Igreja através deste ministério, bem como gratidão a Deus, à Igreja, na pessoa de Dom Hernaldo, e a toda comunidade de fé que possibilitaram, de alguma forma, o nosso processo formativo.”
O ministério de leitor tem como serviço específico a leitura da Palavra de Deus dentro da celebração litúrgica. Ao serem instituídos neste ministério, os seminaristas se familiarizam cada vez mais com os serviços que farão parte do seu dia a dia como presbíteros e se comprometem a serem testemunhas e homens da Palavra.
A celebração acontecerá em pleno mês vocacional, momento marcante na vida de muitos jovens da Igreja no Brasil.
Oremos pelos seminaristas, para que esta preparação os tornem verdadeiros anunciadores e viventes do Evangelho!