Diocese de Bonfim

POSTADO EM 01 de Fevereiro de 2016

A Diocese de Bonfim foi criada pelo Papa Pio XI, no dia 6 de abril de 1933, e instalada em 2 de agosto do mesmo ano, com a presença de Dom Augusto Álvaro da Silva, que permaneceu como seu Administrador Apostólico até a chegada do primeiro Bispo.

Na solenidade de instalação foi lida a bula “AD APTIUS CHRISTIFIDELIUM REGIMINI” (Para mais fácil pastoreio dos fiéis cristãos). A sede da Diocese está na cidade de Senhor do Bonfim na Bahia.

Por essa época a nova circunscrição eclesiástica era formada por 20 paróquias que abrangiam 33 municípios. Tinha uma extensão de 125.027 quilômetros quadrados com uma população de 323.020 habitantes. Fazia divisa com a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, de onde foi desmembrada e da qual era sufragânea; com as Dioceses de Petrolina e Pesqueira, em Pernambuco; com as Dioceses de Barra e Caetité, na Bahia; com a Diocese de Aracaju, em Sergipe e a Diocese de Penedo em Alagoas. Sua superfície e sua população foram, posteriormente alteradas com a criação das Dioceses de Rui Barbosa, Amargosa, Feira de Santana, Juazeiro e Paulo Afonso. Atualmente a Diocese de Bonfim é composta por 26 paróquias e uma Área  pastoral, distribuídas em 25 municípios que a compreendem. 



© Copyright 2021. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil