Conselho Diocesano de Pastoral

O Conselho Diocesano de Pastoral é uma instância da Igreja diocesana, que tem o objetivo de colaborar com o Bispo na elaboração e implementação da ação evangelizadora e dar maior participação aos leigos nas decisões pastorais.

Em comunhão com o Bispo, cabe ao conselho estudar, avaliar e propor conclusões operativas sobre tudo o que diz respeito à ação pastoral da Diocese (cf. cân. 511) na programação e elaboração do Plano Diocesano de Pastoral, em acordo à Diretrizes Gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, em vista de cumprir o melhor possível e com eficácia, sua missão evangelizadora.

Trata-se do conselho mais diverso na estrutura diocesana, pois reúne membros dos mais variados organismos, movimentos e pastorais, além de membros do clero, da vida religiosa, consagrada, e leigos comprometidos com missão da Igreja.

Na Diocese de Bonfim, o CDP é composto pelo Bispo Diocesano, o Vigário Geral, o Coordenador Diocesano de Pastoral, um coordenador de cada pastoral, movimento e organismo diocesano, o seminarista do ano pastoral, a coordenação de cada forania (presbítero, religiosa e leigo) e aqueles convidados pelo Bispo Diocesano para colaborar com a referido conselho.
Todo membro do Conselho tem a obrigação de consultar e informar a base eclesial que ele representa, já que é a ponte de encaminhamento para que as decisões tomadas em âmbito diocesano sejam assumidas nas foranias e paróquias.

Compartilhar: