Nascido no dia 24 de junho de 1964, em Vitória da Conquista (BA), Dom Hernaldo Pinto Farias, sss, ingressou na Congregação do Santíssimo Sacramento na década de 1980. Realizou a primeira profissão religiosa na festa da conversão de São Paulo, no dia 25 de janeiro de 1988, e a profissão perpétua no dia 2 de março de 1991
Concluiu a licenciatura em filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas do Ipiranga – FAI e o bacharelado em teologia no Instituto Teológico São Paulo – ITESP (Afiliado ao Pontifício Ateneu Santo Anselmo), ambas em São Paulo (SP). Além dos estudos necessários para a ordenação, cursou especialização em Liturgia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, na qual também obteve o título de mestre em Teologia Dogmática com especialização em Liturgia. Em Roma, cursou mestrado e doutorado em Sagrada Liturgia no Pontifício Ateneu Santo Anselmo.
Após o início de sua caminhada junto à congregação, Dom Hernaldo foi ordenado diácono em 19 de maio de 1991 e presbítero em 18 de julho de 1992. Um dia antes de completar 27 anos da ordenação presbiteral, em 17 de julho de 2019, o Papa Francisco o designou como 7º Bispo Diocesano de Bonfim. Para exercer o múnus de ensinar, santificar e governar, recebeu o sacramento da ordem no grau do episcopado em 15 de setembro, em Eucaristia presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e então presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Para melhor compreender a realidade da Igreja Particular de Bonfim, o Bispo eleito chegou à Diocese alguns dias antes de sua posse, que aconteceu no dia 6 de outubro de 2019. Na celebração estiveram presentes os bispos do Regional NE3, membros do clero diocesano, religiosos e uma considerável quantidade de fiéis vindos das 26 paróquias que compunham a nova missão confiada pelo Papa Francisco.