Bispo Diocesano

Nascido no dia 24 de junho de 1964, em Vitória da Conquista (BA), Dom Hernaldo Pinto Farias, sss, ingressou na Congregação do Santíssimo Sacramento na década de 1980. Realizou a primeira profissão religiosa na festa da conversão de São Paulo, no dia 25 de janeiro de 1988, e a profissão perpétua no dia 2 de março de 1991

Concluiu a licenciatura em filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas do Ipiranga – FAI e o bacharelado em teologia no Instituto Teológico São Paulo – ITESP (Afiliado ao Pontifício Ateneu Santo Anselmo), ambas em São Paulo (SP). Além dos estudos necessários para a ordenação, cursou especialização em Liturgia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, na qual também obteve o título de mestre em Teologia Dogmática com especialização em Liturgia. Em Roma, cursou mestrado e doutorado em Sagrada Liturgia no Pontifício Ateneu Santo Anselmo.

Após o início de sua caminhada junto à congregação, Dom Hernaldo foi ordenado diácono em 19 de maio de 1991 e presbítero em 18 de julho de 1992. Um dia antes de completar 27 anos da ordenação presbiteral, em 17 de julho de 2019, o Papa Francisco o designou como 7º Bispo Diocesano de Bonfim. Para exercer o múnus de ensinar, santificar e governar, recebeu o sacramento da ordem no grau do episcopado em 15 de setembro, em Eucaristia presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e então presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Para melhor compreender a realidade da Igreja Particular de Bonfim, o Bispo eleito chegou à Diocese alguns dias antes de sua posse, que aconteceu no dia 6 de outubro de 2019. Na celebração estiveram presentes os bispos do Regional NE3, membros do clero diocesano, religiosos e uma considerável quantidade de fiéis vindos das 26 paróquias que compunham a nova missão confiada pelo Papa Francisco.

Compartilhar: