“Sem sacerdotes, de fato, a Igreja não poderia viver aquela fundamental obediência que está no próprio coração da sua existência e da sua missão na história – a obediência à ordem de Jesus: «Ide, pois, ensinai todas as nações» (Mt 28,19) e «Fazei isto em minha memória» (Lc 22,19; cf. 1 Cor 11,24), ou seja, a ordem de anunciar o Evangelho e de renovar todos os dias o sacrifício do seu Corpo entregue e do seu Sangue derramado pela vida do mundo.” (Pastores dabo vobis, 1).
Antes de serem ordenados, os homens que receberam o chamado divino para o serviço ministerial passam um processo formativo que dura alguns anos e acontece nos seminários, obedecendo a critérios estabelecidos pela Santa Sé e aplicados às realidades locais pelas respectivas dioceses, em comunhão com a CNBB.
Os homens que ingressam nos seminários, muitas vezes jovens, são acompanhados pelo Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional da Diocese de Bonfim, de modo a serem profundos no discernimento vocacional e na aceitação do chamado, assim como a compreenderem a necessidade de um longo percurso nas casas de formação.
Em todo o mundo, o tempo de seminário está subdividido em etapas. Ao ingressarem, os seminaristas passam por um período propedêutico. Em seguida seguem-se as etapas do discipulado e da configuração, marcadas sobretudo pelos cursos superiores em filosofia e teologia, respectivamente. Após a conclusão do período acadêmico, iniciam o período de síntese vocacional ou estágio pastoral, que geralmente é realizado no cotidiano das paróquias.
A divisão por etapas visa, entre outros fins, a compreensão de que a formação é um processo que acontece com o amadurecimento do candidato ao ministério ordenado no decorrer do tempo. Desta forma, a comunidade e o vocacionado, dedicado à própria formação, percebem mais claramente a configuração das pensar e do agir com o Cristo Bom Pastor.
Na Diocese de Bonfim os futuros presbíteros realizam as etapas em Feira de Santana, sede da Província Eclesiástica: o Discipulado no Seminário Maior Santana Mestra, da Arquidiocese de Feira de Santana, e a Configuração no Seminário Maior Sagrada Família, da Diocese de Serrinha. Em ambas as casas de formação, além das equipes formativas das referidas dioceses, o Pe. Eduardo César é o responsável pelos formandos.
Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Providência
Rua Nossa Senhora da Providência
44330-000 São Gonçalo dos Campos – BA
Fonte: (75) 3246-1360
Diretor: Pe. Adriano Almeida Barcelos
Seminário Maior Sagrada Família (Etapa da Configuração)
Av. Dom Jackson Berenguer Prado, s/n, Papagaio
44059-850 Feira de Santana – BA
Email: [email protected]
Reitor: Pe. Evandro de Santana Andrade