No último domingo, 14, diversas paróquias da Diocese de Bonfim vivenciaram a experiência da V Jornada Mundial dos Pobres. Esta jornada é um convite a todos para se unirem na solidariedade e no auxílio aos mais necessitados da sociedade.
Existem ambientes em que a vida não é suficientemente cuidada, sobretudo pelo poder público, e precisa da mobilização dos mais diversos setores da sociedade que, quando unidos para uma finalidade como essa, devolvem a esperança na humanidade e contribuem para o desenvolvimento integral de cada ser humano.
Paróquia do Senhor do Bonfim
O V Dia Mundial dos Pobres, celebrado no domingo (14/11), foi marcado por diversas iniciativas nas diversas Paróquias da diocese.
Em Senhor do Bonfim, a equipe social da Paróquia do Senhor do Bonfim promoveu café, almoço e visita às famílias carentes do bairro Bonfim lll. Durante a manhã os membros da secretaria de ação social do município prestaram diversos serviços à comunidade, como aferição de pressão e glicose e outros. As crianças tiveram atendimento exclusivo com um cantinho da pintura e brinquedos, distribuição de pipoca e algodão doce.
Durante a tarde aconteceu uma roda de conversa com representantes da Ronda Maria da Penha e a advogada da Ação Social, que abordaram sobre a lei Maria da Penha e as ações que têm realizado na comunidade, bem como a partilha das ações sociais promovida pelas pastorais e movimentos da paróquia.
O evento terminou com a Celebração Eucarística com a presença dos fiéis do bairro e membros das pastorais.
Paróquia de Nossa Senhora da Saúde
A programação da Jornada Mundial dos Pobres iniciou às 8h com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Diego Ramon, seguida do momento de partilha e café da manhã organizado pela paróquia com a presença de famílias. Na ocasião aconteceu a disztribuição de 110 cestas básicas aos mais necessitados.
Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Monte Santo
A Jornada iniciou com a animação, às 15h, seguida de celebração Eucarística e o “Sopão” oferecido aos presentes.
Outras paróquias realizaram atividades no Dia Mundial dos Pobres. Todos os eventos devem recordar a cada fiel a sua responsabilidade em auxiliar, de acordo com as próprias possibilidades, no desenvolvimento de cada indivíduo, sobretudo os mais necessitados, bem como a opção preferencial pelos pobres, muitas vezes perseguidos e maltratados pela própria sociedade.