Na manhã desta quinta-feira, 24, aconteceu uma reunião entre representantes da Diocese de Bonfim e do IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim, com foco em oferecer oportunidades de formação e desenvolvimento às comunidades da região. Junto a Dom Hernaldo, o Pe. Luiz Junior, Maria Mercedes, uma jovem atendida pelo Lar Santa Maria e Geraldo Nunes foram recebidos por João Luiz, diretor do Campus de Senhor do Bonfim, e pelos colaboradores Josevaldo e Marcos.
Durante o encontro, foi conversado sobre a possibilidade de expandir a rede de formação fornecida pelo Instituto para outros locais da região, em parceria com a Diocese de Bonfim. O bispo diocesano de Bonfim informou que “este é o início de um diálogo que tem tudo para dar certo e causar um impacto positivo e relevante na vida das pessoas e das comunidades”. O projeto será analisado pelas duas instituições e, caso seja aceito, oferecido para a população.
A presença da diocese nas diversas comunidades dos 25 municípios que a compõem, bem como a existência de organismos como o Lar Santa Maria e a Associação Patrocínio de São José, é um dos fatores que impulsionam o diálogo com o IF e a execução de atividades em conjunto. Isso é possível, sobretudo, porque ambos possuem entre as suas responsabilidades possibilitar a formação e contribuir com o desenvolvimento integral do ser humano e da sociedade.
A colaboração entre a Igreja e os institutos federais tem sido positiva para os jovens e adultos alcançados pelas iniciativas, a exemplo do Capacita em Rede, um programa desenvolvido através da parceria entre a CNBB e o IF Sul de Minas, que na Diocese de Bonfim teve atividades realizadas no município de Capim Grosso e no Lar Santa Maria, em Itiúba.