Na noite do dia 30 de maio, adultos, jovens e crianças, assentados(as) da reforma agrária, comemoraram os 17 anos da posse da terra do assentamento Nova Canaã, em Pindobaçu, Bahia. “Esse é um momento de orgulho para nós. Dia de celebramos os 17 anos de posse da terra deste assentamento. Mas a luta é bem mais longa, são 23 anos de muito chão”. Melhor ainda receber o nosso Bispo em nossa festa, disse o assentada Marivânia de Jesus.
A comemoração teve início com a missa, presidida pelo Bispo da Diocese de Bonfim, Dom Henaldo Pinto Farias, sss.
No final da celebração a comunidade fez uma homenagem ao Padre Luis Tonetto, reconhecendo o apoio no início daquele acampamento.
O agente de Pastoral da CPT Diocesana, Antônio, rememorou o início da luta, desde os barracos de palha na beira da BA – 131 até o dia da entrada na terra onde ocuparam os barracos, quando foram aspergidos pelo o padre Luis, após a Celebração Eucarística: “Eu lembro como hoje das reuniões dentro do barraco, dos gritos de umas poucas pessoas chingando e de muitos gritos, vistas de apoio”.
Outro agente da CPT complementou “É importante mostrar às crianças e aos jovens a relevância desses momentos para que a história permaneça viva. Se vocês hoje têm terra, água, teto, escola, foi por conta dessa luta. A luta continua”, ressaltou Célio.
No final da celebração, formou-se uma fila de crianças para receber a benção do Bispo. Os(as) assentados(as) também o presentearam com os frutos produzidos por eles, como gesto de gratidão.
Com informações da CPT.