Na tarde do dia 15 de outubro, memória de Santa Teresa de Jesus, a Chancelaria da Diocese de Bonfim comunicou a aprovação do pedido de Ordenação Presbiteral dos diáconos João Antonio dos Reis Anastácio e Leandro Batista Mendes, ambos do Clero desta diocese. O pedido, direcionado ao Bispo diocesano, Dom Hernaldo Pinto Farias, sss, foi analisado junto ao Conselho Presbiteral, um órgão consultivo que auxilia o Bispo nas questões que se referem à vida pastoral da Igreja Particular de Bonfim.
Acolhidos na Ordem do diaconato no último dia 24 e 31 de maio, os dois receberão o 2º grau do Sacramento da Ordem na Eucaristia que encerra o Ano Santo dos 2025 anos da encarnação do Senhor, chamado pelo Papa Francisco como Jubileu da Esperança. De acordo com o comunicado, a celebração adquire, portanto, um sentido ainda mais especial, pois “é um claro sinal da ‘Esperança que não decepciona’ (cf. Rm 5,5)”. Mais detalhes sobre a celebração serão divulgados em breve.
Leia a íntegra do comunicado:
COMUNICADO DIOCESANO ACERCA DAS
ORDENAÇÕES PRESBITERAIS
Prot. Nº 380/2025
Ao Clero e aos fiéis
desta Diocese de Bonfim
Celebrando o Jubileu da Esperança, Ano Santo dos 2025 anos da Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo, temos a graça de comunicar todo Povo de Deus desta grei do Senhor, que o Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Hernaldo Pinto Farias, SSS, Bispo Diocesano de Bonfim, tendo ouvido o parecer do Conselho Presbiteral, em reunião realizada no dia 14 de outubro de 2025, e visando o bem espiritual das almas e a missão evangelizadora e missionária da Igreja, aprovou a Ordenação Presbiteral dos Diáconos Transitórios:
- DIÁCONO JOÃO ANTONIO DOS REIS ANASTÁCIO;
- DIÁCONO LEANDRO BATISTA MENDES.
A Celebração Eucarística com o rito de ordenação, acontecerá na conclusão deste Ano Santo, dia 28 de dezembro de 2025, na cidade de Senhor do Bonfim.
A ordenação presbiteral destes nossos irmãos diáconos, é um claro sinal da “Esperança que não decepciona” (cf. Rm 5,5) para a nossa Diocese.
Por isso, rogamos a Deus que continue a fortalecer estes nossos irmãos, eleitos para a Ordem dos Presbíteros, para que, “com o coração de pai e pastor: se esforcem por ser sacerdotes credíveis e exemplares!” (cf. Papa Leão XIV), e assim, possam ser sinais de esperança por onde passarem.
Senhor do Bonfim/BA, 15 de outubro de 2025.
Memória de Santa Teresa de Jesus, Virgem e Doutora da Igreja.
Pe. Laerth Ferreira S. O. dos Santos
Chanceler