CPT DA DIOCESE DE BONFIM REALIZA ASSEMBLEIA PARA DEFINIR PRIORIDADES DO TRABALHO PASTORAL

Nos dias 20 e 21 de abril, realizou-se no Centro Diocesano de Pastoral, em Senhor do Bonfim, a Assembleia da CPT Bonfim,

Nos dias 20 e 21 de abril, realizou-se no Centro Diocesano de Pastoral, em Senhor do Bonfim, a Assembleia da CPT Bonfim, com mais de 41 participantes das comunidades camponesas acompanhadas pela CPT, representantes de Movimentos Sociais e outras organizações parceiras na região. Entre os participantes, estiveram presentes o Bispo Diocesano, Dom Hernaldo Pinto Farias, sss, e o coordenador da Pastoral Social da Diocese, Pe. Luiz Araújo Gomes Pinto Junior, SJ.

A Assembleia foi marcada pela alegria do reencontro, após um período longo de distanciamento devido à gravidade da pandemia, que entre as consequências, traz o desafio de “reaquecer os motores” conforme destacou dom Hernaldo. Esta e outras situações, foram levantadas na análise de conjuntura realizada conjuntamente pelos participantes, com a contribuição especial de Ruben Siqueira, assessor da CPT Bahia que colaborou para o aprofundamento, destacando elementos chaves de leitura como a preocupação com as próximas eleições no Brasil, diante do crescimento das bancadas conservadoras no Congresso Nacional e do próprio executivo, que vem desconstruindo os direitos conquistados com graves retrocessos e ameaças à democracia.

Dentre as principais problemáticas e desafios comuns, destaca-se a expansão da mineração e de parques eólicos, com impactos socioambientais gravíssimos para as populações e seus territórios, principalmente com aumento da grilagem de terras,  desmatamentos, privatização, contaminação e destruição das fontes de águas. Sob a ilusão de gerar emprego as empresas entram nos territórios, promovendo divisões nas famílias, enquanto violam os direitos e destoem as autonomias existentes nas localidades. Não bastasse a ausência de água potável, saneamento básico, energia, apoio para produção, renda e outros direitos básicos, é preciso enfrentar a politicagem, as ameaças de despejo, além da  morosidade e omissão dos órgãos estatais, que em vez de garantir os direitos das comunidades, estão à serviço do Capital.

Diante deste contexto, a Assembleia expressou a força da fé no Cristo ressuscitado, que caminha com os seus, animando as resistências, a organização, a permanência nos territórios e a libertação.  Em relação as prioridades, reafirmou, o papel importantíssimo da Pastoral da Terra no acompanhamento às comunidades; com a retomada do trabalho de base; estímulo à participação e a mobilização; apoio à organização de jovens e mulheres; promoção da formação e informação; assessoria jurídica; articulação e apoios frente aos conflitos; na luta pela conquista e permanência na Terra, por acesso a políticas públicas e garantia dos direitos.

Outro momento importante da Assembleia, foi a definição do local que acolherá a 43ª Missão da Terra da Diocese de Bonfim, com indicação para ser realizada em Senhor do Bonfim, no dia 18 de setembro de 2022.

Fonte: CPT Diocese de Bonfim

Últimas Noticias

Últimas Noticias