Neste domingo, 2 de abril, a Igreja recordou a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor marca o início da Semana Santa, quando os cristãos são convidados a refletir mais intensamente sobre a vida e o sacrifício de Jesus, que se entregou na cruz para salvar a humanidade.
A entrada de Jesus na cidade santa é trazida à memória através da bênção dos ramos e procissão, a exemplo dos judeus, que acolheram Jesus com ramos de palmeira poucos dias antes da instituição dos sacramentos da Ordem e da Eucaristia.
Na abertura da Semana Maior da tradição cristã, todas as dioceses do Brasil realizaram a Coleta da Solidariedade. Todas as ofertas realizadas neste domingo serão enviadas ao fundo de solidariedade, de modo a colaborar com projetos que visam promover a dignidade da pessoa humana e evidenciar que a liturgia celebrada nesses dias devem incidir na vivência do compromisso cristão.
Na Catedral Diocesana de Bonfim, às 10h30 foi celebrada a Eucaristia de Ramos, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Hernaldo, e concelebrada pelos padres Airton de Siqueira e Luiz Tonetto. Com a presença dos paroquianos membros da sede e das comunidades urbanas, a procissão saiu da Catedral em direção ao Centro Diocesano de Pastoral, onde a celebração continuou.