Após as nove noites em preparação para o dia 17 de janeiro, a Diocese e a paróquia do Senhor do Bonfim celebraram a solenidade do seu padroeiro.
Durante a manhã, Pe. Airton presidiu a Eucaristia com as crianças, sendo sucedida por breve procissão, de modo a despertar a devoção ao patrono desde os primeiros anos.
Às 10h30min, Dom Hernaldo celebrou solenemente com o clero e os fiéis presentes, ressaltando que a Diocese de Bonfim é a diocese da cruz: “Na fraqueza da cruz Deus revela sua força. Ou melhor, nos fracos está a força de Deus. Na loucura da cruz Deus revela sua sabedoria, posicionando-se ao lado dos fracos e crucificados de hoje“.
“Quanto mais adentrarmos na meditação, na oração e no estudo do evangelho, alimentando a nossa forma de pensar e de agir no mundo, mais seremos fiéis a Cristo, razão de nossa fé. […] Assumir o evangelho implica em assumir a cruz de Cristo como sinal maior da nossa adesão a ele e da nossa unidade no único que nos dá a salvação pela doação da própria vida: o Senhor do Bonfim”.
Como parte das celebrações dos 90 anos da Diocese, antes da bênção final, o Bispo Diocesano enviou a imagem peregrina do Senhor do Bonfim para a Paróquia de Santô Antônio, em Campo Formoso, dando inicio ao itinerário de visitas a todas as paróquias.
Durante a tarde, a Missa campal aconteceu na frente da Catedral Diocesana, reunindo milhares de pessoas para a procissão, que aconteceu em seguida. O festejo do padroeiro encerrou-se com a bênção do Bispo com a imagem do patrono.