III Congresso dos(as) Trabalhadores e Trabalhadoras do Território da Diocese de Bonfim

Com o lema “Memórias, profecias e ações em defesa da vida” e o lema “Romper cercas e tecer teias! ‘A terra a Deus pertence’”

Com o lema “Memórias, profecias e ações em defesa da vida” e o lema “Romper cercas e tecer teias! ‘A terra a Deus pertence'” (Lv. 25,25), o Fórum das Organizações Sociais irá realizar de 8 a 10 de agosto no Centro Diocesano em Senhor do Bonfim de Pastoral o III Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras do território da Diocese de Bonfim.

O congresso surgiu a partir do debate realizado em abril de 2023 durante a 4ª Semana Social do Território da Diocese de Bonfim e foi reforçada na Assembleia da Comissão Pastoral da Terra e concretizado no dia 23 de fevereiro de 2024, recebendo o nome Fórum das Organizações Sociais Padre Luís Tonetto, em homenagem ao saudoso Padre Luís, por ter dedicado a sua vida, suas ações evangelizadoras nesta Diocese, na busca de estratégias e recursos para a conquista e permanência digna dos(as) camponeses(as) em suas terras e o fortalecimento dos movimentos populares na busca de uma melhor integração. Portanto, seu objetivo é realizar ações com pautas comuns dos movimentos e organizações e monitoramento com relatórios.

O Congresso tem o objetivo de buscar a unidade das organizações sociais e comunidades, integrando ativamente as juventudes e mulheres do território da Diocese de Bonfim. É um grande encontro em que os(as) participantes escolhidos(as) em suas bases, debatem, apresentam soluções para os principais desafios que atingem a classe trabalhadora, a partir da memória em defesa da vida, profecia e ações de resistências das comunidades, sendo estes(as) chamados(as) a realizar as ações planejadas, que serão deliberadas sobre questões que visam o bem comum.

Na pauta, acontecerá a análise de conjuntura pela manhã. No período da tarde, a coordenação conduzirá a memória das lutas, aprofundando as ações executadas para perceber como estas atingiram as bases. Este momento deverá convergir na noite, com a exposição de vídeos com falas de homens e mulheres ligadas aos movimentos sociais, com suas memórias da luta. 2º dia (9/10, sexta-feira): após a memória do dia anterior, haverá rodas de conversa, com cinco experiências de atuação no território; 1 – Terra/Território/Água; 2 – Educação contextualizada; 3 – Juventudes; 4 – Agroecologia e 5 – Reciclagem – benefícios para a sociedade e o meio ambiente. Estas apresentações serão de quinze minutos, devem trazer os desafios, avanços da luta e resistência e abordar questões relacionadas às juventudes e mulheres como temas transversais. À tarde, para aprofundamento de temas e definição de prioridades. Acontecerá a dinâmica do Carrossel (duas entidades apresentam paradas e os grupos giram), com apresentação dos temas Juventudes e Terra/água/trabalho, e à noite terá uma feirinha de produtos da economia popular solidária e apresentações culturais. No último dia (10/10, sábado), terá a apresentação da síntese sobre as linhas de ação, perspectivas e prioridades para o trabalho conjunto no território da Diocese de Bonfim e a construção de uma agenda comum, concluindo com a leitura da carta, avaliação, celebração e almoço.

Com informações da CPT – Diocese de Bonfim

Últimas Noticias

Últimas Noticias