No próximo dia 21 de setembro, dentro das celebrações do Ano Jubilar, a cidade de Monte Santo será a sede da 46ª Missão da Terra, celebrando também o Jubileu dos Camponeses e Camponesas. O início se dará no IFBA (BA-120). Sob o tema “Terra, água, agroecologia: Caminhos de fé e esperança”, o evento reflete sobre a importância do cuidado com os recursos naturais e a defesa dos direitos humanos em um contexto de justiça social e ambiental.
Promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), pelas paróquias da forania de Senhora Santana e pela própria Diocese de Bonfim, a missão reunirá comunidades e milhares de fiéis, além de lideranças comprometidas com a defesa e a luta pela terra, pela preservação do meio ambiente e pelo bem viver coletivo. O lema inspirador deste ano é retirado do Evangelho de Mateus “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça” (Mt 5,6).
Com uma programação voltada para celebração, reflexão e partilhas, o evento busca fortalecer a luta por um futuro mais sustentável e igualitário, destacando a urgência da preservação da “Casa Comum”, expressão que remete ao cuidado com o planeta Terra, nossa morada compartilhada.
A Missão da Terra se tornou um marco na mobilização por mudanças estruturais que assegurem a terra, a água e a justiça para as comunidades tradicionais e populações vulneráveis, sempre valorizando o respeito à vida e à biodiversidade.
É o momento de renovação da fé e da esperança para continuar lutando por um mundo mais justo e igualitário, solidário com os mais necessitados e com a “casa comum”. Será um momento para expressarmos o nosso compromisso de cuidarmos da terra, da água e de todos os recursos naturais como Deus nos convocou. Como ele sempre cuidou, nós também queremos que tudo isso continue sendo bom. Mas a ganância do homem, que ambiciona ser Deus, está destruindo o nosso planeta.
Programação da 46ª Missão da Terra – 2025
- 8h30 – Acolhida e Concentração no IFBA – Instituto Federal Baiano (BA-120);
- 9h – Abertura e Saída da Caminhada com três paradas
- 1ª Parada: Praça João Durval – Sinais de Condenação, sob a responsabilidade: EFASE de Monte Santo
- 2ª Parada: Praça da Prefeitura – Sinais de Morte, sob a responsabilidade: PJMP Diocesana
- 3ª Parada – Igreja Matriz de Monte Santo – Sinais de Ressurreição, sob a responsabilidade: Escola Família Agrícola de Jaboticaba/Quixabeira
- 12h – Almoço
- 13h às 15h – Momento Cultural, Confissões, Subida ao monte (espontâneo), feira com produtos dos camponeses/as
- 15h – Missa de Encerramento presidida por Dom Hernaldo Pinto Farias e envio. Cada romeiro deve trazer uma cruz e uma muda de árvore ou semente para o momento do envio.
Faça a sua caravana e venha rejubilar conosco nesse dia de Ação de Graças pela a luta dos Camponeses e Camponesas.
CPT – Diocese de Bonfim